Brasil x Bolívia – A Crônica da estreia

Luciano Luiz na Copa América

15/06/2019  

Brasil x Bolívia – A Crônica da estreia por Luciano Luiz

Escalações confirmadas

A seleção brasileira começa a partida com quatro jogadores em campo que estavam na última derrota do Brasil na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. São eles, Thiago Silva, Alisson, Phelippe Coutinho e Fernandinho. No banco de reservas o técnico Tite tem mais quatro jogadores que estavam em campo na eliminação diante da Bélgica. Miranda, Fagner, Willian e Gabriel Jesus. Os outros três atletas que defenderam o Brasil na derrota de Kazan foram Marcelo e Paulinho, que não foram convocados e Neymar que foi cortado por contusão.

Cerimônia de Abertura

Curta, bonita e com conteúdo. Viajou na história do continente, sendo simpática com os convidados Catar e Japão e abordando o que há de mais puro e lindo nas nações, as crianças.

Sonhos daqueles que serão não só os próximos jogadores mas muito mais que isso, aqueles que farão o futuro do continente.

O baiano Leo Santana e a colombiana Carol G que cantaram a música tema da competição, “Vibra Continente”, entraram e saíram com pouco brilho.

Vamos para o jogo !!!

Hinos dos países

Primeiro um estádio que se levantou respeitosamente para ouvir o hino boliviano e depois o do Brasil que realmente tocou o público, principalmente após o término do período protocolar onde todos seguem cantando a capela. Emocionou !!!

Bola Rolando

Começa o jogo e olha o Brasil de branco depois de tantos anos. Bonito mas diferente.

A equipe boliviana é muito fraca e começa a partida somente na defesa, com menos de quinze minutos o Brasil já somava pelo menos quatro chegadas com perigo.

A torcida chama a atenção, mas não pela alegria ou empolgação, mas sim pelo silêncio. Realmente o povo que foi ao Morumbi segue uma linha mais de teatro.

E nos tempos do “Futebol Nutella” a torcida comemora cartão amarelo após consulta do VAR e até inicia uma “ola”. Lógico que somente duas voltas pelo estádio, afinal de contas ficar levantando toda a hora é bem cansativo para a galera.

Chegamos aos vinte e cinco minutos do primeiro tempo com um jogo onde o Brasil joga até melhor mas sem muita inspiração para marcar diante de uma seleção horrível e para acordar torcedores que preferem se ater as suas selfies devidamente postadas.

Passamos dos trinta e cinco minutos e o jogo segue chato, sem oportunidades de gol e começamos inclusive a ouvir as primeiras vaias.

Só para lembrar, o jogo está horrível e o Brasil não consegue ameaçar a “La Verde”, como é conhecida a seleção boliviana que ocupa a posição de número sessenta e dois no ranking da FIFA....Que dureza.

E com dois minutos de acréscimo no primeiro tempo o árbitro argentino Nestor Pitana apita o fim do sofrimento. Vaias tomam conta do estádio enquanto jogadores brasileiros baixam a cabeça e lentamente caminham para os vestiários. Os bolivianos se reúnem no centro do gramado para comemorarem a conquista parcial.

Começa o segundo tempo e o Brasil volta sem  nenhuma alteração. Vamos torcer que venha pelo menos uma mudança de postura.

Com menos de três minutos um lance sem muito perigo na área e após uma série de bolas rebatidas e os brasileiros já prontos para cobrarem o escanteio o árbitro para e vai consultar o VAR...Novos tempos. Minutos de apreensão e lógico, pênalti para o Brasil.

Coutinho chuta no canto direito do goleiro boliviano para marcar o primeiro do Brasil. Na jogada seguinte, Firmino recebe pela direita e sem nenhuma marcação cruza na cabeça do também sozinho Coutinho que marca o segundo dele e abre o caminho para uma goleada brasileira.

Só para registrar que mesmo vencendo por dois a zero a torcida levantou somente para aplaudir os gols, sentando imediatamente em seus respectivos lugares. Realmente é um público diferente que frequenta os estádios atualmente.

Passamos dos quinze minutos e o jogo volta ao nível sem empolgação da primeira etapa. Não querendo ser repetitivo mas o silêncio no estádio chama a atenção. É uma ausência de vozes que nos ensurdece.

Pouco antes dos vinte minutos o técnico Tite faz sua primeira substituição, sai Roberto Firmino para a entrada de Gabriel Jesus. Confesso que já bocejei algumas vezes na tribuna de imprensa.

Olha, tão ruim quanto o jogo é o gênio que teve a ideia de pedir para que o locutor do estádio todas as vezes que fosse passar uma informação, o fizesse em três idiomas...sem brilho e sofrível, tipo vergonha alheia.

Passamos dos trinta minutos do segundo tempo e os vizinhos que moram nas casas próximas ao estádio já estão dormindo pois muitos devem estar estranhando o silêncio que toma o Morumbi. Ouvi um grito que veio de fora do estádio....”Shiiiii, deixaram a luz acesa”.

Com trinta e quatro minutos o técnico Tite tira David Neres para colocar o atacante do Grêmio, Everton Cebolinha. A partida segue sem nenhuma inspiração. Na sequência entra Willian na vaga do Richarlison. Vale lembrar que o Willian foi convocado na vaga do Neymar após o seu corte da seleção.

Que bonito...Finalmente um lance que fez lembrar a seleção brasileira pentacampeã do mundo. Everton recebe pela esquerda e entra na diagonal driblando os jogadores bolivianos até acertar uma bomba contra a meta do goleiro Lampe que fica parado e somente assiste a bola estufando sua meta. Gol do Brasil !!!

O placar eletrônico anuncia público e renda. Somente 46.342 torcedores dos quase setenta mil que eram esperados, mas o dinheiro é ótimo para a Conmebol, R$ 22.476.630,00 para o cofre.

E com quatro minutos a mais o árbitro encerra o jogo. Ouvimos quatro segundos de aplausos e mais nada.

Coutinho foi eleito o melhor jogador da partida. Evidente que os dois gols influenciaram a decisão até porque o jogo de hoje seria daqueles que o troféu poderia ficar acumulado.

Vitória na estreia sempre é bom mas ficou claro que o Brasil precisa evoluir muito ainda para fazer frente para as seleções mais estruturadas. A apresentação foi pobre, burocrática e não empolgou a torcida e nem ninguém que goste de futebol.

Terça feira o jogo será em Salvador diante da Venezuela e vamos torcer para que possamos assistir uma evolução, nem que seja em animação nas arquibancadas.

Por hoje é só...Valeu Galera, Valeu Brasil !!!


Top