Argentina vence Croácia e está na final da Copa

Gênio Messi desequilibra e Julián Álvarez faz dois na vitória por 3 a 0

13/12/2022  

Que dia para os argentinos. Um jogo emblemático, que selou à classificação da Argentina para a grande final da Copa do Catar. A Croácia, ao contrário do que fez diante do Brasil, hoje não conseguiu colocar em prática o seu esquema tático aplicado. Resultado: 3 a 0 para nossos Hermanos. Grande vitória dos comandados do técnico Lionel Scaloni. A Argentina mantém à escrita de não ser derrotada quando chega a uma semifinal de Copa do Mundo. Após oito anos, os argentinos retornam a uma final de mundial.

A Argentina fez a Croácia "bailar". Um primeiro tempo que até começou com mais posse de bola para os croatas, mas sem contundência ofensiva. Lionel Messi, aos poucos, ia saindo da forte marcação e construindo suas jogadas características. A Argentina se lança ao ataque e Julián Álvarez sofre pênalti do bom goleiro Livaković. O camisa 10 bate forte e alto para abrir o marcador, aos 33 minutos. O segundo gol, em uma bela arrancada de Julián Álvarez, levando toda à marcação croata e fazendo 2 a 0, aos 38 minutos. A Croácia ficou "nas cordas" e acusou os golpes. No segundo tempo, a Argentina administrou o placar  no Estádio Lusail e chegou ao terceiro gol, novamente de Julián Álvarez, aos 23 minutos. O detalhe do gol: a genialidade de Messi, que veio conduzindo a bola do lado direito do campo, acompanhado pelo zagueiro Gvardiol. Ele teve tempo de parar e fazer um giro sensacional, quebrando todas às ações do croata. Ele cruzou e Álvarez só empurrou para o fundo do gol. A Argentina crava sua vitória, despacha a Croácia e está de volta a uma final de Copa, depois de perder para a Alemanha, na Copa de 2014, no Brasil. Agora, todos os holofotes estarão ainda mais voltados para Messi, que persegue seu primeiro título de Copa do Mundo. A Argentina não vence uma Copa desde 1986, na Copa do México.

A decisão da Copa será no próximo domingo (18), às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. A Argentina espera o vencedor de França e Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira, no Estádio Al Bayt, às 16h (de Brasília). 

Texto: Alexandre Cardillo. 

Top