Alemanha está eliminada da Copa do Catar

Alemanha vence Costa Rica por 4 a 2, mas perde no critério de saldo de gols

01/12/2022  

A Alemanha está eliminada da Copa do Catar, na fase de grupos. É a segunda eliminação seguida dos bávaros, já que em 2018, na Copa da Rússia, também foram eliminados na primeira fase. Apesar da vitória por 4 a 2 sobre a Costa Rica no Estádio Al Bayt, os tetracampeões do mundo sucumbiram no critério de saldo de gols. A Espanha se classificou, mesmo com a derrota para o Japão, mas superou os alemães no respectivo critério de desempate. Para entender melhor, a Espanha marcou nove gols na primeira fase e a Alemanha seis gols. O desfecho do Grupo E teve o Japão líder e a Espanha, em segundo. Além da Alemanha, a Costa Rica deu adeus ao mundial.

O jogo parecia tranquilo para a Alemanha, pois a Espanha vencia o Japão, por 1 a 0, ao mesmo tempo em que os alemães derrotavam a Costa Rica, também por 1 a 0, com gol de Gnabry, aos nove minutos. O primeiro tempo dava o tom da tranquilidade. Mas, no segundo tempo, tudo mudou para os europeus. A Costa Rica empatou com Tejeda, aos 12 minutos e virou, com Vargas, aos 24. Enquanto isso, no Estádio Internacional Khalifa, o Japão virava o jogo contra a Espanha e tornava-se líder do Grupo E, confirmando o resultado de 2 a 1, no final. No momento da virada, a Costa Rica estava classificando. Mas a alegria durou pouco. Gol de empate da Alemanha, com o jovem e excelente Havertz, aos 27. Ele mesmo ampliou, aos 39 e Füllkrug fez o quarto, um minuto depois. Fim de jogo e frustração alemã. A decepcão tomou conta do semblante dos jogadores e torcedores presentes no Estádio Al Bayt. 

Se fizermos uma análise histórica recente, os países campeões do mundo não estão se dando bem nas Copas seguintes. Isso aconteceu com a Itália, que não passou da primeira fase, nas Copas de 2010 e 2014 e não se classifica há dois mundiais. A Espanha ficou fora da primeira fase da Copa de 2014, no Brasil. Agora, assim como a Itália, a Alemanha não se classifica pela segunda Copa seguida (conforme já descrito), após seu triunfo do tetra, em 2014. Isso é futebol. Isso é Copa do Mundo.

Texto: Alexandre Cardillo. 

Top