Afrofestival anima pontos icônicos de São Paulo

São Paulo

25/11/2023  

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a capital paulista recebe no próximo dia 26 o Afrofestival, evento itinerante promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

 

O Afrofestival, com programação gratuita, promete muita vibração, percussão afro-brasileira e jazz, passando por pontos icônicos de São Paulo. A cultura afro estará representada em três vertentes: a percussão brasileira, os metais e a percussão das street bands de New Orleans e as vozes de Angola.

 

Com instrumentos de percussão e dança, Os Meninos do Morumbi, embaixadores da cultura brasileira, estarão juntos nas performances surpresa das street bands de New Orleans, que percorrem vários pontos da capital com intervenções curtas e de muita vibração, trazendo toda a influência da música africana na música brasileira.

 

No repertório, a diversidade dos ritmos e grooves, com a percussão e animação da companhia de dança dos Meninos: maracatu, xirês, maxixes, samba, funk, grooves africanos e todos os ritmos que permeiam esse grande caldeirão cultural que é a música afro-brasileira.

 

Depois dessas apresentações pela cidade, Os Meninos do Morumbi chegam ao Masp, na Av. Paulista, onde se encontram com outro grupo: a Favela Brass, street band composta por instrumentistas oriundos de comunidades (favelas) e que se inspiram nas suas performances nas second lines de New Orleans.

 

Juntos, os dois grupos fazem um grande e animado cortejo, seguindo do Masp até o Casarão da Paulista, com a explosiva e contagiante mistura da percussão com os metais, numa performance vibrante e participativa, que revela toda a influência dos ritmos africanos no jazz e na música brasileira.

 

No Casarão da Paulista, onde os DJs Leandro Pardí e Brenda Ramos vão aquecendo o público, a festa se encerra com uma apresentação especial do Vozes de Angola, formado por artistas PCD angolanos.

 

De acordo com Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Afrofestival “busca destacar a diversidade, promover a cultura e comemorar a Consciência Negra de maneira festiva e inclusiva. Além de um convite para a celebração, o evento pretende inspirar a reflexão. Num país onde a maioria da população é negra, é alarmante que mais de 80% das pessoas o considerem como sendo um país racista, como aponta um estudo do PoderData de 2020”.

 

O evento percorre cinco pontos da cidade de São Paulo, realizando pequenas intervenções artísticas itinerantes, e faz ainda uma ação num dos cartões postais da cidade de São Paulo: a famosa Avenida Paulista.

 

Confira a programação:

 

Casarão da Paulista

 

Local: Residência Joaquim Franco de Melo

 

Av. Paulista, 1919 – Bela Vista

 

Das 10h às 16h

 

DJ Leandro Pardi e DJ Brenda Ramos

 

Das 10h às 14:30

 

 

 

Performances itinerantes pela cidade: Meninos do Morumbi

 

Local: Museu Afro Brasil

 

Parque Ibirapuera (Portão 10)

 

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana

 

Das 10h às 10h20

 

Local: Praça da Liberdade

 

Das 11h às 11h20

 

Local: Fim do Minhocão (junto à Av. Consolação)

 

Elevado Presidente João Goulart (nos acessos próximos à Praça Roosevelt) – Consolação

 

Das 12h às 12h20

 

Local: Parque Augusta

 

Rua Augusta, 200 – Consolação

 

Das 13h às 13h20

 

 

 

Cortejo conjunto da Favela Brass e Meninos do Morumbi

 

Av. Paulista: do Masp ao Casarão (no número 1919)

 

Das 14h às 14h20

 

 

 

Vozes de Angola

 

Casarão da Paulista

 

Av. Paulista, 1919 – Bela Vista

 

Das 15h às 16h

Top