A final mágica e pouco esperada

Luciano Luiz conta a história do jogo que decide a Copa

15/07/2018  

Luciano Luiz conta a história do jogo que decide a Copa das Copas.

- Torcedores chegam de todas as partes, e de todas as partes mesmo, de todo o planeta. 

- Ainda faltam mais de duas horas para o início da partida e o estádio Luzhniki já esta repleto de cores, bandeiras, gritos e um sentimento universal de comemoração. Evidente que o foco principal fica para França e Croácia mas passei por torcedores das mais diversas nações. Países que foram eliminados na primeira fase, na segunda, que nem foram e assim por diante. O mundo em festa pelo futebol.

- Que feliz seríamos se sempre fosse assim e que a cor da camisa ou grito de incentivo não significasse quase que um documento de segregação. 

- Na área dos jornalistas a ansiedade é a mesma. Todos com suas histórias, suas prioridades e realizações também.

- Faltando meia hora para o jogo, começa a festa de encerramento da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018. No gramado uma linda performance com muitos bailarinos representando as trinta e duas nações que fizeram parte do mundial. O fechamento não podia ser melhor com a boa música russa e um batuque muito especial e familiar que nos surpreendeu  com a entrada de nada mais nada menos que o agora ex jogador brasileiro, Ronaldinho Gaucho. Com um atabaque na mão e esbanjando simpatia, está aí para o mundo, o Brasil fez parte sim da grande decisão da Copa.

- Cerimonial da FIFA, momento impar e de pura emoção para quem sente o futebol, para quem chora e vibra, para quem realmente ama fazer e estar onde estamos. Entrada apoteótica das equipes e a execução dos hinos com as torcidas ao lado. Um show.

- Rola a bola, chegou a hora de presenciar a história.

- Nas arquibancadas os croatas de portam de forma mais forte, fenômeno fácil de explicar dada a importância da partida para o país. Não se trata somente de um esporte, de um jogo, de uma partida, o momento é de mostrar ao mundo a importância de uma nação.

- Mas o jogo vale taça e dentro de campo os  atletas buscam se estudar logo nos primeiros minutos, estamos diante de duas escolas que se não são tão brilhantes compensam com uma qualidade técnica coletiva poucas vezes vista no futebol.

- A Croácia ao contrário do que muitos esperavam toma as rédias da partida e administra o meio de campo, mesmo não levando muito perigo contra a meta do goleiro francês Lloris.

- Chegamos aos dezessete minutos e a França chega pela primeira vez e é mortal, após cruzamento de Griezmann o atacante croata e responsável pelo gol da classificação a grande decisão,  Mario Mandzukic marca GOL contra. 1x0 França.

- Explode a parte azul do Luzhniki e com ela inicia um forte chuva em Moscou mas como de costume dura poucos minutos.

- A Croácia de atira ao ataque mas segue com pouca qualidade no penúltimo passe para alcançar a meta francesa.

- E quem disse que o futebol é injusto, pouco antes dos trinta minutos do primeiro tempo após mais uma jogada na área o croata Persic dá lindo drible no defensor francês para empatar o jogo, GOL da Croácia. 1x1 em Moscou.

- Neste momento temos a exata dimensão para quem o mundo esta torcedo nesta final. Exceção aos franceses no estádio, todos se levantam para comemorar o gol de Persic. Na minha visão aquele sentimento universal de sempre estar ao lado do mais fraco.

- Pouco antes dos trinta e cinco minutos do primeiro tempo após um escanteio bobo o zagueirão croata colaca a mão na bola. Na hora o argentino não deu nada mas como agora temos o VAR, alguém soprou na orelha dele e após três minutos de muita consulta e um estádio inteiro vaiando. Penalidade máxima, Griezmann bate e marca o GOL da França, agora 2x1 na frente.

- Após o segundo gol da França a equipe croata seguiu buscando o ataque e consequentemente seguiu perdendo boas oportunidades, mas seguem com mais volume de jogo, mesmo que isso não tenha se transformado em vantagem no placar.

- Fim de primeiro tempo, Nestor Pitana apita pela última vez nessa etapa.

- Durante o intervalo aquela boa música alta nas caixas do estádio,, Zabiwaca no gramado e muita cerveja nas arquibancadas. Evidentemente na tribuna de imprensa só água.

- Equipes voltam para definirem a história deste mundial. 

- Croácia começa apertando e com menos de três minutos já tiveram duas boas oportunidades. 

- Como alguns gostam de dizer, segue a blitz. Croácia é só pressão.

- Com seis minutos o jogo para, quatro pessoas ou quatro idiotas invadem o gramado. A segurança foi rápida para pega-los e encaminha-los para a salinha. Imagino que aqui na Rússia pelo histórico a conversa não vai ser suave com o quarteto.

- A partida recomeça com com uma Croácia que ataca e uma França que espera uma oportunidade para matar o jogo. No placar 2x1 para os franceses.

- E a oportunidade veio aos treze minutos do segundo tempo, após jogada centrada na área Pogba chutou duas vezes para marcar o terceito GOL da França.

- Os croatas sentem o gol sofrido e o volume de jogo e a intensidade da partida diminui um pouco. Enquanto isso a torcida da França canta alto Luzhniki.

- E antes dos dezenove minutos do segundo tempo vem a definação da Copa do Mundo. Depois de boa troca de passes entre os franceses a bola sobra para Mbappe a frente da área, ele ajeita com carinho e bate forte no canto do goleiro croata que só assiste a bola entrando. GOL da França, gol do título. França 4x1.

- E não deu nem tempo para piscar, após a saída de bola dos croatas os franceses roubaram a bola e tocaram para o goleiro Lloris que não é um grande craque jogando com os pés. Com um placar de 4x1 no telão ele tentou um drible desnecessário dentro da área e o resultado final é GOL da Croácia, Mandzukic marca e diminui a diferença em Moscou. Agora 4x2 para os franceses. Que jogo, que final.

-  Telão anuncia o público da decisão, 78 011 pessoas testemunhando a França conquistar seu segundo título mundial.

- Já passamos dos trinta e dois do segundo tempo e a Croácia ataca mais, a diferença agora é que tem uma França mais acertada no campo, com menos espaços e pronta para o contra ataque.

- Quarenta minutos e as duas equipes já conhecem o futuro. a Croácia sabe que a chance de conquistar seu primeiro mundial já foi embora e os franceses só esperam o tempo passar mais um pouco para comemorarem sua segunda conquista. Técnicamente o jogo cai um pouco mas absolutamente normal diante do quadro que se desenhou.

- Passamos dos quarenta e cinco minutos e o árbitro assinala mais cinco. Nas arquibancadas os franceses cantam e dançam como se não houvesse amanhã. Se aqui na Rússia acoisa esta assim, imaginem Paris.

- Fim de jogo, fim de Copa e França Bicampeã. Uma seleção que se não foi brilhante foi extremamente eficiente durante a competição. Soube respeitar seus limites e seus adversários. Se superou com suas forças e com méritos leva a Copa do Mundo Fifa 2018. Parabéns também a Croácia que foi gigante e fez história com uma campanha pouco esperada por todos. E para fechar, PARABÉNS Rússia por entender efetivamente o significado dessa competição. Um povo que literalmente abraçou o mundo, na essência da palavra, no amor, no carinho, no respeito, na descoberta e tudo isso com muita verdade. Assim eu senti.

- Até a próxima !!!

Top