30ª Festa Italiana encerra batendo recorde

São Caetano do Sul

28/08/2023  

30ª Festa Italiana de São Caetano encerra batendo recordes:  142 mil visitantes e 3 milhões de arrecadação

 

Neste domingo (27/8) foi encerrada a 30ª Festa Italiana de São Caetano do Sul, finalizando com chave de ouro o calendário de festejos do 146º aniversário da cidade. O sucesso foi expresso pelos números: nos quatro fins de semana de agosto a festa reuniu 142 mil visitantes e arrecadou cerca de 3 milhões de reais, totalmente destinados às obras assistenciais das 28 entidades beneficentes participantes. Superaram-se, portanto, os recordes de público e arrecadação alcançados no ano passado (113 mil pessoas e R milhões).

 

“A Festa Italiana tem sido aprimorada a cada edição. É o segundo ano em que utilizamos o Parque Província de Treviso (Bairro Fundação), o que trouxe ainda mais conforto aos visitantes. Outro grande diferencial desta festa é a segurança. Ela é toda monitorada e as imagens são controladas pelo CGE (Central de Monitoramento de Emergências). Nos quatro finais de semana não tivemos um único incidente”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior, em entrevista coletiva concedida após o encerramento da festa.

 

“Já fomos em outras festas na capital e queríamos conhecer a Festa Italiana de São Caetano. Dessa vez, deu certo e estamos impressionadas com a organização, a segurança e limpeza", disse Tatiana dos Santos Ramos, ao lado da amiga Ágatha Cristine Sanvidor, moradoras da Vila Prudente, na capital paulista, que estiveram na festa neste sábado (26/8). “Com certeza, vamos voltar no ano que vem e traremos mais amigos”, complementou Ágatha.

 

Falando ao público no encerramento da festividade, o prefeito Auricchio fez questão de ressaltar o papel social realizado pelas entidades assistenciais – que também foram responsáveis pelo cardápio da festa, com 140 tipos de pratos salgados e 73 tipos de doces. “Quero deixar minha palavra de gratidão às 28 entidades participantes e aos quase mil trabalhadores (300 voluntários e 700 colaboradores) que fizeram essa festa acontecer. A generosidade de vocês reflete-se na cidade. Essa festa só tem sentido por causa do trabalho social que vocês fazem”.

  

HOMENAGEM

Um momento especial do último dia da 30ª Festa Italiana foi a homenagem prestada ao cantor Fred Rovella, presença constante neste evento desde a primeira edição.

 

O cantor recebeu o título de Cidadão Sulsancaetanense, outorgado pela Câmara Municipal. “Fred Rovella é um símbolo da Festa Italiana de São Caetano”, elogiou o prefeito. O artista, muito emocionado, agradeceu a honraria e resumiu a emoção em uma frase ítalo-brasileira: “haja cuore!”

 

A brincadeira do “Pula-Pula” do artista fez muita gente pular e dançar a tarantela debaixo de chuva, compensando com calor humano o clima frio deste último final de semana. “Nem a chuva está atrapalhando a nossa alegria”, testemunhou Silvana Cruz, moradora da cidade há 58 anos e voluntária da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que pulava animadamente a tarantela no intervalo do trabalho. “É o primeiro ano em que participo como voluntária e está sendo uma experiência maravilhosa!”

 

Já o casal Suzana e Vicente Martins, com as filhas Bruna e Thaís, de 10 e 8 anos, preferiu se proteger da chuva degustando um prato de polenta em uma mesa na praça de alimentação coberta, ao lado do palco. “Vamos ficar até a hora do show da Zizi Possi”, disse Vicente, morador do Bairro Fundação.

 

Quem ficou na festa até a hora do show não se arrependeu: foi presenteado com a bela voz da cantora, que interpretou canções em italiano e português, muitas vezes acompanhada do público em um grande coro.

Top